segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Idealização da Primeira KOMBI


O nome Kombi vem do alemão Kombinationfahrzeug que quer dizer "veículo combinado" (Veículo Multi-Uso). O conceito da Kombi surgiu no final dos anos 40, idéia do importador holandês Ben Poo, que anotou desenhos de um tipo de veículo inédito, baseando-se em uma perua feita sobre o chassi do Fusca. Os primeiros protótipos tinham aerodinâmica terrível, retrabalhos na Faculdade Técnica de Braunschweig deram ao carro, apesar de sua forma pouco convencional, uma aerodinâmica melhor do os protótipos iniciais com frente reta. Testes então se sucederam com a nova carroceria montada diretamente sobre a plataforma do Fusca, porém, devido a fragilidade do carro resultante, uma nova base foi desenhada para o utilitário, baseada no conceito de chassis monobloco.

Finalmente, após três anos passados desde o primeiro desenho, o carro ganhava as ruas em 8 de março de 1950.
No Brasil o grupo Brasmotor passou a montar o carro no Brasil em 19533 e a partir de junho de 1957 sua fabricação - o que faz do veículo o primeiro Volkswagen fabricado no Brasil, e o que esta há mais tempo em produção. O Brasil é o único lugar no mundo onde o modelo ainda é produzido com motor traseiro. É o carro mais antigo ainda fabricado no Brasil.
Breve história no Brasil
1950: Ano de seu lançamento na Alemanha e inicio das vendas no Brasil, importada pelo Grupo Brasmotor (proprietario da marca Brastemp).

1953: Início da montagem no Brasil com as peças importadas (o chamado “sistema CKD”, "Completely Knocked Down) ainda pelo Grupo Brasmotor.

1957: Inicio da produção no Brasil pela Volkswagen, com nacionalização das peças, e motor 1200cc.

1967: Motor 1500cc

1975: Primeira reestilização, motor 1600cc. Inicialmente a Volks pretendia fazer a reestilização completa, deixando a Kombi nacional com a porta corrediça e as três janelas grandes e cada lado, mas, aparentemente para cortar custos, a fábrica escolheu combinar a frente (com as portas dianteiras) e a traseira (apenas as lanternas) do modelo internacional com a carroceria do modelo nacional, de 12 janelas laterais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário